quarta-feira, 25 de maio de 2011

No município de Três Barras do Paraná os produtores de leite estão se preparando com o trato de inverno, umas das alternativas é a silagem.

No município de Três Barras do Paraná os produtores de leite estão se preparando com o trato de inverno, umas das alternativas é a silagem.

Em Três Barras do Paraná Produtores de leite estão fazendo a armazenagem da silagem de milho, Pois é reconhecido que alimentar um rebanho ao longo do ano exclusivamente com pasto, é tarefa de muita dificuldade, porque as condições climáticas empoem limites ao crescimento das forrageiras.

Estivemos na comunidade do Palmital, na propriedade do produtor de leite  Sr. Valdir Mencatto, e ele afirma que a silagem, é uma maneira de alimentar bem o rebanho com menos custo.



“compensa fazer a silagem, se for comparar com o valor da raçãoe é um trato de exelente qualidade.”

A seleção dos híbridos é o primeiro passo para se obter uma silagem com alta qualidade. Os híbridos para produção de silagem possuem características agronômicas especiais como a menor participação de fibras e conseqüente melhor digestibilidade e maior produção de grãos, componente este responsável pela energia da silagem.
Quando o plantio dos híbridos é combinado com adequadas práticas de manejo por meio de uma correta adubação, população de plantas, além de outras, com o processo de ensilagem, observando o período ideal de corte, tamanho das partículas, compactação, tempo de vedação, dentre outras, têm-se como resultado a produção de silagens de alta qualidade.

O Agrônomo Elcio Pavan da EMATER de Três Barras do Paraná, salienta que os cuidados devem começar no plantio para uma boa produtividade de silagem.



“Os cuidados começam no plantio da espécie que o produtor pretende encilar, dês da escolha de um bom híbrido, adubação, um bom manejo da cultura, porque e importante chamar a atenção do produtor que para ter uma silagem de qualidade deve-se ter um milho de exelente qualidade. Tem uns pontos importantíssimos. Começa pelo ponto do incilamento, o produtor tendo duvidas deve-se procurar auxilio técnico para sanar duvidas. A enciladeira deve estar em boas condições também. Porque o material deve estar muito bem triturado, que somente dessa forma ele vai conseguir fazer uma boa compactação, feito isso ele fecha bem o silo e espera a fermentação de no mínimo quatro semanas, ai sim esta pronto para alimentar os animais.”

O secretario da Administração Ademar Chetco, Expõem que a Prefeitura municipal de Três Barras do Paraná, esta incentivando a produção de leite no município, e que melhorias estão sendo feitas nas propriedades e os trabalhos de porteira adentro estão sendo executados a todo vapor.



“O Município de Três Barras atravez do Prefeito Gerso Gusso, vem incentivando a produção de leite do nosso município. No ano de dois mil e dez (2010) foi entregue, um conjunto de feno para a associação da Barra Bonita, que é para melhorar a qualidade do trato, e aumentar a quantidade da produção no inverno. A prefeitura municipal, tem trabalhado bem no projeto porteira adentro, levado cascalho nas mangueiras, entradas das propriedades, feito terra planagens, mas os maiores investimentos tem sido em cima de silos, uns com reformas outros novos, atendendo a população conforme agenda do município.”

Prefeito Gerso Gusso nos conata da importância de fortalecer o campo.

“A silagem de milho é um dos serviços que á Administração Municipal vem apoiando, focado no fomento a produção agropecuária, no desenvolvimento das propriedades e fixação do homem no meio rural, por isso a prefeitura vem dando amparo, dês de silos a estradas rurais no projeto porteira a dentro”



Na integra materia em mp3.





Da Redação Matéria com Rafael Lachovski

Aniversario do Município de Três Barras do Paraná PR

Aniversario do Município de Três Barras do Paraná PR

Homenagem Grupo Jovem Prata de Comunicação.

Fotos da Cavalgada










Fotos Rafael Lachovski, Audio Grupo Jovem Prata de Comunicação.


Em 1º de Maio começa A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa


Em 1º de Maio começa A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa.

No Paraná A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começara a partir do dia primeiro de Maio
No Paraná A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2011  vai acontecer entre os dias 1º a 31 de maio. De acordo com a estratégia adotada desde 2009, nesta etapa serão vacinados apenas os bovinos e bubalinos de 0 a 2 anos de idade, ou seja os animais maiores de dois anos, não serão imunizados nessa primeira etapa da campanha.
A expectativa é vacinar 4 milhões e 300 mil animais, o que corresponde a quase metade do rebanho existente no Estado, estimado em  9 milhões de cabeças. Em Três Barras do Paraná Silvio Orfaneli, do SEAB, explica aos pecuaristas como vai ser a campanha deste ano.Silvio fala sobre os números de animais que serão vacinados aqui em Três Barras do Paraná e avisa que os pecuaristas que não aderirem à campanha poderão ser multados.



O coordenador da Área de Febre Aftosa na Secretaria da Agricultura, Walter Ribeirete, alerta os produtores para a obrigatoriedade da vacinação e de sua comprovação além da atualização do cadastro.


O Paraná é considerado área livre de febre aftosa, com vacinação, desde 2000, quando foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal. De acordo com a Secretaria, a forma mais eficiente e barata de prevenir a febre aftosa é com a vacinação. Por isso, ela é obrigatória, assim como a comprovação do rebanho. Se não vacinar ou não comprovar o produtor pode ser multado. A comprovação deve ser feita até o dia 31 de maio junto a secretaria da agricultura no SEAB.
Na integra entrevista!

Da Redação de Três Barras do Paraná, Rafael Lachovski

Rotação de Culturas

                    Rotação de Culturas entrevista com Élcio Pavan da Emater Três Barras do Paraná.



Audio.

Reportagem Rafael Lachovski

Vazio Sanitário

                       Vazio Sanitário, Secretaria da Agricultura de Três Barras do Paraná da o alerta.





O período proibitivo ao plantio da soja denominado "vazio sanitário" começa a partir do dia 15 de junho e segue até 15 de setembro. O objetivo da adesão a medida normativa é evitar a transmissão da ferrugem asiática.

Neste período fica proibido o plantio da oleaginosa no Estado e as plantas vivas de soja nas lavouras, também chamadas de soja guaxa ou tigüera, devem ser eliminadas. O Vazio Sanitário é uma determinação estadual instituída pela Instrução Normativa 001/2008 do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT).

Segundo o secretario da agricultura Valdemar Callegari, as formas mais comuns de eliminação da soja guaxa, são a dragagem mecânica feitas com grades leves, a dessecação química, por meio de herbicidas, e o manejo do solo, por meio de cobertura com outras culturas como milheto, girassol, milho e crotalária (espécie de leguminosa).Os sojicultores que não cumprirem a Instrução Normativa estarão sujeitos a notificações e multas. Callegari deixa algumas dicas aos Sojicultores de como extinguir a espécie nesse período.


“Começa la na colheita do soja, com uma colheitadeira bem regulada, causando poucas percas dos grãos, depois vem o transporte que também despeja soja ao caminho do armazém e assim temos grandes números de plantas nas margens de nossas estradas e rodovias, já depois das plantas germinadas a recomendação e que se faça um controle mecânico com grade, roçadeira ou herbicidas, também temos o controle natural devido nosso clima, pois nossa região temos geadas, mas o agricultor não pode ficar esperando o tempo, devemos tomar as precauções para termos o vazio dentro do período."




O objetivo do Vazio Sanitário é que não se tenha as plantas durante a entre safra no inverno, para evitar que o fungo que causa a doença da ferrugem asiática venha a desenvolver e aumentar a população, porque esse fungo precisa a planta viva de soja para ele se desenvolver e não tendo soja viva nesse tempo ajuda a eliminar os focos da doença, assim não extinguindo, mas tardando o inicio da mesma, as vantagem do vazio são que quando a doença for começar ela comece de uma forma mais lenta assim diminuindo os prejuízos do homem do campo.



Matéria Rafael Lachovski

Em Três Barras do Paraná estão sendo realizadas obras de canalização

Em Três Barras do Paraná estão sendo realizadas obras de canalização

Três Barras, esta sendo executadas obras de canalização em alguns trechos de bairros.
Segundo o Prefeito Gerso Gusso, quando assumiu o prefeitura foram feitas diversas reivindicações de moradores, vereadores e de presidentes de bairros para atender certos pontos do município que estavam com problemas, tais como córregos trasbordando.

A administração levantou os principais problemas e vem executando os que tem maior urgência.
Segundo Ademar chetco secretario da administração, “a atual administração de Gerso Gusso esta essa semana executado uma obra de canalização na rua Bahia,e afirma que nos últimos dois anos foram feitas mais obras de canalização, que nos dez anos anteriores.”
Segundo o secretario Ademar essas obras são de extrema necessidade, para a construção de casas seguras e de solucionar os problemas já existentes nos dias de chuvas, em certas propriedades os córregos trasbordavam e as casas ficavam sem acesso.
"O prefeito Gerso tem atendido muito bem a população, embora esses tubos fiquem enterrados e escondidos a população sente as melhorias no seu dia a dia."

Da Redação, Rafael Lachovski

Em Três Barras do Paraná PR o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos este ano terá um investimento maior que 160 mil reais.


Os objetivos desse programa são. Complementar a alimentação já preparada e ofertada em instituições sociais, para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social  ou de insegurança alimentar. fortalecer a agricultura familiar por meio da geração de renda e promover o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção no próprio município. Em três Barras do Paraná, O programa trará um recurso de R$ 163.238,45, reais e Beneficiarão 46 famílias e 9 entidades, tais como Escolas, Apae, pastoral da criança, cadec e casa familiar rural ente outras. Com um total de mais de 53 mil quilos de alimentos que serão entregues ao decorrer do ano as entidades receptoras.
O Agricultor Diovani Carlos Rotta da linha kennidy, Comenta que esse projeto traz mais renda a Agricultura Familiar.
“Todos os produtos que nos colhemos são transformados em alimentos para falias, e para nos que somos pequenos produtores, temos um alimento de renda para nossa família.”
Perguntado ao agricultor se a reunião sanou as suas duvidas, ele responde!
 “Sim, sano todas nossas duvidas, porque esse projeto é um beneficio a mais para nos produtores e hoje foi esclarecido tudo.”


O Agrônomo de Três Barras do Paraná, Elcio Pavan nos esclarece mais sobre esse Projeto.
 “Esse Programa foi feito em cima da demanda das entidades consumidoras, que no total são nove (9) entidadesdo município entre escolas, Apai, pastoral da criança entre outras.
Soma-se entras as pessoas beneficiaras passa de cinco mil (5000). Que vão usufruir desse projeto.Dentro desse trabalho que foi feito foi procurado conciliar a demanda das entidades consumidoras, e a oferta da agricultura familiar do município. Através da cooperativa COPAF do município surgiram quarenta e seis (46) famílias dispostas a participar desse projeto. Então nos juntamos essa oferta desses quarenta e seis (46) produtores e tentamos encaixar no projeto,com a demanda das entidades e ai saio um valor de cento e sessenta e três mil reais (R$ 163,000,00), então e mais uma grande oportunidades para essas famílias, de ter um complemento na sua renda familiar,lembrando que cada produtor tem um limite de quatro mil e quinhentos reais (R$ 4500,00). O projeto desse ano foi executado já bem melhor que no ano passado, e nos estamos ajustando para cada vez ser melhor né, e temos certeza que para esse ano será muito mais eficaz.”

Confira a entrevista em audio.






Materia Rafael Lachovski

terça-feira, 24 de maio de 2011

A secretaria de saúde Jaqueline Oennig convoca os inscritos no programa bolsa família, para a pesagem..


A secretaria municipal de saúde de Três Barras do Paraná PR, convoca a todos as famílias que recebem o beneficio do programa Bolsa Família a comparecer nos dias e lugares marcados, com a localidade onde moram, para realizar o acompanhamento.

A pesagem será para todos da família que estão inscritos no programa.

Segundo Jaqueline oennig, o trabalho da secretaria de saúde e acompanhar o peso da família, e verificar se a vacinação esta em dia. A secretaria afirma a  cada seis meses esse trabalho de pesagem deve ser repetido. E atenção os inscritos do bolsa família deverão levar os seguintes documentos. Cartão do beneficio, cartão de vacina, (adulto e crianças) documentos pessoais, e gestantes cartão de pré natal.
Áudio da matéria.


Da Redação de Três Barras do Paraná Rafael Lachovski.

Incêndio em Três Barras do Paraná PR destrói Prédio publico.

Incêndio em Três Barras do Paraná
Por volta do meio dia de ontem em Três Barras do Paraná, um incêndio pode ser visto por toda acidade pois se tratava de um  prédio publico que estava sendo usado de deposito de pneus, e o mesmo estava em chamas, soltando uma imensa nuvem de fumaça negra.

o deposito localizado na rua Amapá S/N ao lado do Centro de treinamento de crianças e adolescentes. 
Imediatamente foi acionado a policia militar e o corpo de bombeiros de Quedas do Iguaçu.
Segundo o Soldado Cattelan da PM de Três Barras, a primeira tentativa de apagar o incêndio foi utilizando de um caminhão pipa da Prefeitura municipal, mas como o fogo se alastrou rapidamente, devido o material que avia no interior do deposito ser bastante  inflamável. Cattelan orientou para ser feito o resfriamento da infra estrutura que avia ao lado.
Por volta de 12:50 Chegou a viatura da defesa civil de quedas do Iguaçu então o incêndio começou a ser combatido, Com apoio do caminhão pipa da PM que já estava no local e de outro Pipa do lacticínio o Silvestre.
Por volta das 2:15 da tarde o fogo foi totalmente controlado, depois de aproximadamente duas horas de incêndio,


Ouça a entrevista com Cabo Álvaro do Corpo de bombeiros de Quedas do Iguçu PR.

Reportagem Rafael Lachovski

Prefeito Gerso Gusso, de Três Barras do Paraná, fala da importância de estar engajado no consorcio Procaxias.

A Patrulha Procaxias esta no presente momento, na cidade de São Jorge do Oeste, realizando obras no interior daquele município, Prefeito Gerso Gusso de Três Barras do Paraná nos fala sobre a importância do município estar engajado na patrulha procaxias.
Prefeito Gerso nos afirma que são 9 municípios que estão nesse consorcio, com direito de 80 horas caminhão cada engajado, para beneficiar o setor da agricultura.
Prefeito comenta ainda que no segundo semestre do ano, a patrulha esta no município de Três Barras do Paraná para efetuar as melhorias nas estradas rurais.
Confira o Audio.


Da Redação de Três Barras do Paraná, Rafael Lachovski

Prefeito Municipal de Três Barras do Paraná Gerso Gusso, fala sobre os investimentos na secretaria de esporte.

Em Três Barras do Paraná, Trabalha-se  firmemente investindo nas secretarias,  no esporte não é diferente, segundo o Prefeito Gerso Gusso, A prefeitura vem investindo no esporte, com intuito de proporcionar aos munícipes mais oportunidades de lazer e saúde.
Gerso afirma que na ultima sexta feira dia oito se iniciou o Campeonato de futsal.
“Tivemos a final do campeonato de futsal nas categorias sub”s, que foi um sucesso, e iniciou na ultima sexta feira dia oito o campeonato de futsal nas categorias masculinas livre e máster e na categoria feminina livre, temos mais de quarenta equipes inscritas os jogos serão todas as terças e sexta exceto os dias feriados sendo assim automaticamente antecipado um dia ou atrasado.”
Prefeito Gerso afirmou que esta investindo nas secretarias essenciais, tais como o esporte  atraindo os jovens para as atividades esportivas, e tirando eles do mundo das drogas.

Abaixo Fotos das melhorias do Campo Municipal de Três Barras do Paraná, com nova iluminação.

Reportagem de Rafael Lachovski

Abatedouro Municipal de Três Barras do Paraná sai da promessa para a Realidade.

A construção do abatedouro no município de Três Barras do Paraná, segue em ritimo forte, espera-se que nos próximos seis meses a obra esteja pronta.
O frigorífico é uma obra que vai atender o município dentro das normas da vigilância sanitária. O Prefeito Gerson Gusso, diz que foi muito cobrado pelos munícipes para a construção de um abatedouro, “ ate que enfim a nossa população terá um produto de origem animal com segurança inspecionado.”
A construção esta sendo realizada com recursos Federal através de uma emenda protocolada pelo Deputado Sciarra, e também com recursos próprios do município de Três Barras.
“Já estamos estudando quais as maneiras para a melhor utilização desse matadouro, tanto para os munícipes quando para o comercio local, lembrando que trará mais renda ao município e também empregos”. Disse O secretario Ademar chetco.
A obra do matadouro municipal, esta sendo realizada ao lado do laticínio Silvestre.


Da Redação Rafael Lachovski

Em Três Barras do Paraná campeonatos de futsal movimentam o esporte

Secretaria de esporte, de Três Barras do Paraná, Passa informações sobre campeonatos de futsal.


 A secretaria de esportes de Três Barras do Paraná, através do Professor Paulo Renato Theisen, comunica que já esta em andamento o campeonato Base de futsal, com mais de quarenta equipes inscritas,sendo elas sub 11, sub 13, sub, 15, sub17.
As finais desse  campeonato serão  realizadas dia 7 de abril, quinta feira.

Paulo Comunica que nesta quarta dia 30 de abril as 19:00 horas no ginásio de esportes MARIO LOPES, haverá congresso técnico, Para tratar dos assuntos do campeonato municipal de futsal.

Lembrando as equipes que as inscrições do campeonato municipal de futsal serão realizadas somente até o dia 30 de abril, Masculino nas categorias Livre e Máster, e Feminina na categoria Livre. 
Serão feitos sorteios para definir as chaves. O campeonato Municipal de Futsal terá inicio dia 8 de abril as 19:00 horas.

Da Redação de Três barras do Paraná Rafael Lachovski

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Três Barras do Paraná PR - Esportes 29/03/2011

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�