quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vazio Sanitário

                       Vazio Sanitário, Secretaria da Agricultura de Três Barras do Paraná da o alerta.





O período proibitivo ao plantio da soja denominado "vazio sanitário" começa a partir do dia 15 de junho e segue até 15 de setembro. O objetivo da adesão a medida normativa é evitar a transmissão da ferrugem asiática.

Neste período fica proibido o plantio da oleaginosa no Estado e as plantas vivas de soja nas lavouras, também chamadas de soja guaxa ou tigüera, devem ser eliminadas. O Vazio Sanitário é uma determinação estadual instituída pela Instrução Normativa 001/2008 do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT).

Segundo o secretario da agricultura Valdemar Callegari, as formas mais comuns de eliminação da soja guaxa, são a dragagem mecânica feitas com grades leves, a dessecação química, por meio de herbicidas, e o manejo do solo, por meio de cobertura com outras culturas como milheto, girassol, milho e crotalária (espécie de leguminosa).Os sojicultores que não cumprirem a Instrução Normativa estarão sujeitos a notificações e multas. Callegari deixa algumas dicas aos Sojicultores de como extinguir a espécie nesse período.


“Começa la na colheita do soja, com uma colheitadeira bem regulada, causando poucas percas dos grãos, depois vem o transporte que também despeja soja ao caminho do armazém e assim temos grandes números de plantas nas margens de nossas estradas e rodovias, já depois das plantas germinadas a recomendação e que se faça um controle mecânico com grade, roçadeira ou herbicidas, também temos o controle natural devido nosso clima, pois nossa região temos geadas, mas o agricultor não pode ficar esperando o tempo, devemos tomar as precauções para termos o vazio dentro do período."




O objetivo do Vazio Sanitário é que não se tenha as plantas durante a entre safra no inverno, para evitar que o fungo que causa a doença da ferrugem asiática venha a desenvolver e aumentar a população, porque esse fungo precisa a planta viva de soja para ele se desenvolver e não tendo soja viva nesse tempo ajuda a eliminar os focos da doença, assim não extinguindo, mas tardando o inicio da mesma, as vantagem do vazio são que quando a doença for começar ela comece de uma forma mais lenta assim diminuindo os prejuízos do homem do campo.



Matéria Rafael Lachovski

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�