quarta-feira, 25 de maio de 2011

No município de Três Barras do Paraná os produtores de leite estão se preparando com o trato de inverno, umas das alternativas é a silagem.

No município de Três Barras do Paraná os produtores de leite estão se preparando com o trato de inverno, umas das alternativas é a silagem.

Em Três Barras do Paraná Produtores de leite estão fazendo a armazenagem da silagem de milho, Pois é reconhecido que alimentar um rebanho ao longo do ano exclusivamente com pasto, é tarefa de muita dificuldade, porque as condições climáticas empoem limites ao crescimento das forrageiras.

Estivemos na comunidade do Palmital, na propriedade do produtor de leite  Sr. Valdir Mencatto, e ele afirma que a silagem, é uma maneira de alimentar bem o rebanho com menos custo.



“compensa fazer a silagem, se for comparar com o valor da raçãoe é um trato de exelente qualidade.”

A seleção dos híbridos é o primeiro passo para se obter uma silagem com alta qualidade. Os híbridos para produção de silagem possuem características agronômicas especiais como a menor participação de fibras e conseqüente melhor digestibilidade e maior produção de grãos, componente este responsável pela energia da silagem.
Quando o plantio dos híbridos é combinado com adequadas práticas de manejo por meio de uma correta adubação, população de plantas, além de outras, com o processo de ensilagem, observando o período ideal de corte, tamanho das partículas, compactação, tempo de vedação, dentre outras, têm-se como resultado a produção de silagens de alta qualidade.

O Agrônomo Elcio Pavan da EMATER de Três Barras do Paraná, salienta que os cuidados devem começar no plantio para uma boa produtividade de silagem.



“Os cuidados começam no plantio da espécie que o produtor pretende encilar, dês da escolha de um bom híbrido, adubação, um bom manejo da cultura, porque e importante chamar a atenção do produtor que para ter uma silagem de qualidade deve-se ter um milho de exelente qualidade. Tem uns pontos importantíssimos. Começa pelo ponto do incilamento, o produtor tendo duvidas deve-se procurar auxilio técnico para sanar duvidas. A enciladeira deve estar em boas condições também. Porque o material deve estar muito bem triturado, que somente dessa forma ele vai conseguir fazer uma boa compactação, feito isso ele fecha bem o silo e espera a fermentação de no mínimo quatro semanas, ai sim esta pronto para alimentar os animais.”

O secretario da Administração Ademar Chetco, Expõem que a Prefeitura municipal de Três Barras do Paraná, esta incentivando a produção de leite no município, e que melhorias estão sendo feitas nas propriedades e os trabalhos de porteira adentro estão sendo executados a todo vapor.



“O Município de Três Barras atravez do Prefeito Gerso Gusso, vem incentivando a produção de leite do nosso município. No ano de dois mil e dez (2010) foi entregue, um conjunto de feno para a associação da Barra Bonita, que é para melhorar a qualidade do trato, e aumentar a quantidade da produção no inverno. A prefeitura municipal, tem trabalhado bem no projeto porteira adentro, levado cascalho nas mangueiras, entradas das propriedades, feito terra planagens, mas os maiores investimentos tem sido em cima de silos, uns com reformas outros novos, atendendo a população conforme agenda do município.”

Prefeito Gerso Gusso nos conata da importância de fortalecer o campo.

“A silagem de milho é um dos serviços que á Administração Municipal vem apoiando, focado no fomento a produção agropecuária, no desenvolvimento das propriedades e fixação do homem no meio rural, por isso a prefeitura vem dando amparo, dês de silos a estradas rurais no projeto porteira a dentro”



Na integra materia em mp3.





Da Redação Matéria com Rafael Lachovski

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�