sexta-feira, 17 de junho de 2011

Em Três Barras do Paraná, trabalhos são realizados para que a dengue não chegue no município.


Em Três Barras do Paraná, trabalhos são realizados para que a dengue não chegue no município.



Em três Barras o trabalho vem dando resultado no combate ao mosquito transmissor da dengue, porem no estado os números são outros, e o Paraná esta em alerta devido que temos cidades vizinha, que já tem casos confirmados da doença.
O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou a resolução que cria o comitê gestor intersetorial para o controle da dengue.O coordenador do comitê, e superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, disse que, além das ações desenvolvidas pelo programa estadual, será elaborado ainda no primeiro semestre o plano de ação para controle da dengue, que vai substituir o plano emergencial. As reuniões serão realizadas mensalmente, sempre com o intuito de avaliar a situação da doença no Estado. Sezifredo Paz afirmou que os números de casos de dengue no Paraná ainda são preocupantes.
Nos temos uma situação ainda preocupante,nos temos quatro municípios que concentram 76% dos casos de dengue no estado, que são Londrina, foz do Iguaçu, Cornélio Procópio e jacarezinho. Temos mais alguns que estão com surto epidêmico no seu território, e por isso nos estamos reforçando o alerta a outros municípios que  pode a ter o mesmo quadro, nos conseguimos identificar 53 municípios que estão com alto e médio risco de ter uma epidemia, então as nossas equipes estão monitorando e apoiando esses municípios.”
Este comitê é mais uma ferramenta que a Secretaria da Saúde está adotando para enfrentar a dengue no Paraná. O Estado já liberou mais de 2 milhões de reais para contratação de agentes de endemias, compra de equipamentos, capacitações de agentes, médicos, enfermeiros e farmacêuticos, além da destinação de recursos para contratação de médicos e enfermeiros para os municípios em situação de epidemia.

Jacqueline Oennig, secretária da saúde de Três Barras do Paraná, afirma que graças aos esforços das equipes, e também da população, o município não tem caso confirmado da doença.

“Graças a Deus, e graças ao esforços das nossas equipes e da população,não temos nem um casso confirmado de dengue no município, tivemos dois suspeitos e após exame negativou. E também lembrando a toda a população que a batalha contra o mosquito da dengue e diária, e não podemos cessar nem um instante, para que a dengue não entre em nosso município.”
Na ultima segunda-feira (25/04) foram divulgados os novos números da dengue no Paraná. Foram notificados 27.918 casos suspeitos e 5.684 casos confirmados. Para ter acesso a essas informações é só acessar o site www.dengue.pr.gov.br

Conheça o Mosquito da Dengue.


Da Redação de Três Barras do Paraná Rafael Lachovski.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�